terça-feira, 10 de junho de 2014

TODO APOIO À GREVE NO CAVG

TODO APOIO À GREVE NO CAVG
(Nota Política do PCB/Pelotas)

         O PCB-Pelotas vem a público declarar seu  total e irrestrito apoio à greve dos servidores do Campus CAVG, do Instituto Federal Sul-rio-grandense, deflagrada no último dia 02 de maio. Trata-se da primeira unidade da Rede Federal de Educação Básica, Científica e Tecnológica no RS a aderir ao movimento paredista nacional, deflagrado no dia 21 de abril, conforme deliberação do 28º Congresso do Sindicato Nacional dos Servidores Federais de Educação Básica, Científica e Tecnológica (SINASEFE). A greve conta com ampla adesão de servidores filiados à ADUFPel - Seção do  ANDES-SN e da seção local do SINASEFE, além de declarado apoio de ambas as seções.


         Os servidores em educação estão sendo duramente atingidos pelo governo neoliberal de Dilma (PT), que tem promovido virulento ataque a seus direitos, por meio de políticas que levam à precarização do trabalho e do ensino e à privatização na rede, de que são exemplo as terceirizações e o PRONATEC. Além disso, o governo sequer cumpriu o acordo limitado, arrancado a fórceps pela categoria em 2012, depois de longa greve. Desde o fim da greve de 2012, as direções de SINASEFE, ANDES e FASUBRA têm entabulado, sem sucesso, tentativas de negociar a implementação do acordo, o que não tem ocorrido. E, desde a deflagração do movimento paredista, o governo tem se recusado a negociar com a categoria, que sequer foi  recebida pelo MEC.

         Os servidores do CAVG, por seu turno, convivem com realidade ainda mais dura. Administram, por um lado, o legado de décadas de descaso de sucessivas reitorias da UFPel e, por outro, desde sua adesão ao IF-Sul, a precarização ocasionada pela expansão mal-planejada, desorganizada e meramente quantitativa, promovida pelo MEC. Com isso, vêem as condições de trabalho e ensino se deteriorarem pela necessidade de o governo, acuado, fazer número para as próximas eleições.

         O PCB estende sua solidariedade militante  aos demais servidores em luta do IF-Sul e da UFPel, que buscam construir o movimento em suas respectivas unidades. Esses servidores convivem com o assédio dos militantes e lideranças governistas, que tentam descaracterizar a greve, como forma de blindar sua candidatura, mais uma vez colocando compromissos eleitoreiros acima da luta pela educação. Além disso, repudiamos de maneira veemente as tentativas de intimidação promovidas contra os servidores do CAVG, seja por parte de colegas ou de estudantes, que tentam, de maneira violenta, impedir o livre direito de greve.


TODO APOIO AOS SERVIDORES EM LUTA NO CAVG!
NEGOCIA, DILMA!

Pelotas, 10 de junho de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário