Textos de Formação




"O desacordo entre os sonhos e a realidade não produz dano 
algum, desde que a pessoa que sonha creia seriamente 
em seu sonho, se fixe atentamente na vida, compare suas 
observações com seus castelos no ar e, em geral, trabalhe
escrupulosamente para a realização de sus fantasias."

V. I Lenin

Para o PCB, mais do que uma mera formalidade, as atividades de formação política são cruciais para a luta de classes e para a emancipação dos trabalhadores. Somente através do acúmulo e da capacidade de análise crescente da militância, podem os trabalhadores compreenderem sua situação histórica, tomarem as rédeas de seu destino e conquistarem sua emancipação da ditadura do capital.

Por isso, reservamos este espaço à divulgação de textos de formação usados pelo Partidão, seja em nível nacional, seja nas atividades que ocorrem na cidade. São textos diversos, desde clássicos do marxismo-leninismo até resoluções e documentos do próprio Partido, passando por formulações comunistas contemporâneas.  
Como o processo de formação política em si, esta página é um esforço contínuo e interminável. Por tanto, sinta-se à vontade para voltar sempre aqui, pois frequentemente haverá novos textos. Além disso, recomendamos a Biblioteca Marxista na Internet, onde há incontáveis textos de teóricos e militantes comunistas das mais diversas correntes. 







TEXTOS DE INICIAÇÃO

Guia Introdutório ao Pensamento Marxistacontém um manual completo de perguntas, assim como recomendações para o aprofundamento de futuras leituras, fundamentais para a compreensão da teoria marxista e de seus principais conceitos. Como texto introdutório, foi pensado a partir de uma aproximação junto à realidade social em que vivem os setores populares da América Latina.

Dicionário Básico de Categorias Marxistas - apresenta definições sucintas para os principais conceitos e termos desenvolvidos pela teoria marxista.


Sugestões para iniciar a leitura de Marx - traz indicações de como se aproximar das obras fundamentais dos fundadores do materialismo histórico e de seu pensamento político, filosófico e estruturador de uma nova teoria da história e da crítica revolucionária à economia política. Contém também uma cronologia das principais obras, notas explicativas sobre as publicações dos clássicos do marxismo em língua espanhola e uma pequena relação de sítios marxistas na internet.

Resolução de estratégia e tática do PCBé o documento orientador das ações dos militantes do PCB no movimento de massas e na luta política, como resultado final das discussões do XIV Congresso. É texto obrigatório a todo aquele que se aproxima do PCB e deseja fazer parte de nossa organização.